quinta-feira, 13 de março de 2008
Um imprevisto
Pois é... É uma gatinha querida, não é? Chama-se Minô. Mas não se iludam, porque as aparências enganam! Esta coisinha fofa consegue ser mazinha por vezes... Imaginem só, que neste último fim de semana tínhamos acabado a nossa maquete para mostrar, na apresentação do nosso projecto que desenvolvemos durante estas semanas, segunda feira. Pois bem... Como estamos a tratar zonas costeiras claro que a nossa maquete tinha areia. Já estão a ver o filme não já? Gatos, areia. Areia, Gatos.
Esta fofura fez a "gentileza" de destruir a nossa maquete, na manha de segunda feira enquanto estava na escola, pois só iríamos apresentar à tarde...
Ninguem poderia adivinhar... Fica aqui o nosso aviso para que de futuro não façam o mesmo. Dentro de todas as coisas fofas no mundo, há sempre uma pitada de crueldade. Mesmo assim, não desistimos! Vamos reconstruir a maquete, tirar umas fotos e fazer, se possível, um vídeo, para durante as férias postarmos aqui no blog para todos voces verem.
quinta-feira, 6 de março de 2008
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
Resposta a questões
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008
O que são esporões?
"Nos últimos tempos, o Homem tem vindo a fazer intervenções que, muitas vezes, em vez de solucionarem os problemas resultantes do avanço do mar, em consequência do aquecimento global da Terra, apenas os têm agravado ou deslocado para outros locais.
É nessa tentativa que têm sido construídas ao longo da costa obras de "protecção". Essas obras são de dois tipos: obras transversais, como os esporões, e obras paralelas à linha de costa, como os paredões, que são obras aderentes ou destacadas como os quebra-mares."
(Excerto retirado do manual de Biologia e Geologia do 11º/12º, Terra, Universo de vida, da Porto Editora)
domingo, 24 de fevereiro de 2008
"Em obras..."
Perante este assunto, perguntámo-nos a nós mesmas: "Serão os esporões uma boa solução a fim de evitar o transporte de sedimentos? Será que não há outra forma de prevenir o transporte de areias?" ; E é isso mesmo que iremos fazer. Faremos uma maquete a fim de testar a eficácia de outro tipo de prevenção.
Mas não só! Queremos ainda criar um album de fotografias de todo o tipo de estruturas geológicas, relacionadas com o assunto em questão, cronologicamente. E, por isso, pedimos a todos vocês uma "mãozinha". Enviem-nos as vossas fotos das praias de Buarcos! (Se é que já la passaram umas férias... Ou ainda se é que estavam tão atentos a estes problemas ambientais como a partir de agora todos estarão.) Podem enviá-las para o mail do nosso grupo:
Agradecemos a vossa ajuda. A todos, um bom trabalho!
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008
Em Portugal...
Vários grupos de investigadores ja puseram "mãos-à-obra"! Agora é a nossa vez. Dentro destes estudos recentes, relativamente a Portugal, nós iremos escolher um! =)
Hello everybody!!!
Este blog tem como objectivo tratar e partilhar informações sobre os problemas da ocupação antrópica das Zonas Costeiras.
Nós fazemos parte do grupo B4, da Escola Secundária de Viriato, em Viseu, e somos um grupo constituido apenas por membros do sexo forte!
Daniela - é considerada uma mini-menina (baixinha e mais magra que um osso!), é muito muito muito envergonhada e, segundo algumas pessoas, parece um pisco! :D
Catarina - uma rapariga muito quente! Muito doida e perita em destabilizar a turma toda! É muito perigosa e aconselhamos a não se meterem com ela...
Patrícia - mais maluca que a catarina e que qualquer pessoa!! É distraida, pois passa a vida a perder coisas, e muito lenta (à excepção dos 20's nos testes).
Joana - tem cara de quem não parte um prato, mas parte a louça toda! Gosta de se informar sobre assuntos interessantes e partilha com as amigas essas informações.
Escolhemos o tema Zonas Costeiras porque, em primeiro lugar, tivemos obrigatoriamente que escolher um deles. Em segundo lugar, preocupamo-nos com os problemas ambientais que dizem respeito ao nosso país, visto que Portugal possui uma extensa área banhada pelo mar... (zonas costeiras)
Esperamos conseguir bons resultados neste trabalho e partilhar o mesmo com outras pessoas interessadas no assunto ou até, quem sabe, que sigam as nossas pegadas.
Desejamos a todos os outros grupos um bom trabalho! =D